sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Romantismo no Cinema

Um gênero de filme que normalmente agrada a todos é a comédia romântica. Gênero que, como o próprio nome já diz, faz uma junção de situações cômicas com outras amorosas. Há aqueles que dizem que o gênero é filme de e para mulher, enganam-se totalmente.
Esse tipo de filme já revelou grandes atrizes como Audrey Hepburn, antigamente, e Sandra Bullock, hoje. Estilo que dá uma maior versatilidade aos atores por poderem, no próprio gênero, interpretarem papéis complexos que vão além de personagens cômicos ou dramáticos.
Mas hoje o que preocupa muito dos críticos no mundo do cinema é porque a comédia romântica perdeu o seu lugar como sinônimo de grande obra do cinema. Os filmes de hoje pecam muito pelo contínuo uso de situações repetitivas, desgastadas e enjoativas, os famosos clichês. Filmes como “Amor e Outras Drogas” e “A verdade Nua e Crua”, só para exemplificar, não têm uma grande história, usam muito de uma linguagem sexual, que é o que vemos de monte no cinema atual, chegando a beirar a pornografia pelo exagero.
O romantismo se perdeu, cenas com uma trilha delicada e profunda, uma fotografia simples, mas convincente, onde os atores mostravam todo um sentimento, não existe mais. A beleza de filmes como “Confidências à Meia-Noite” e “Bonequinha de Luxo” que misturam um roteiro genial e envolvente com músicas que martelam a cabeça e não te deixam esquecer-las, uma mistura real de comédia com romance, onde você se diverte com as circunstâncias criadas parece ser algo distante.
É claro que não podemos generalizar, a existência de ótimos filmes do gênero hoje não é algo tão comum, mas acontece. O que não era raro numa época anterior, pode ser visto em uns pouco. Antigamente se tinha uma afeição maior com as histórias, não eram produtos, possíveis lucros e sim verdadeiras obras de arte, perdidas e cada vez menos valorizadas.

Bonequinha de Luxo


Obs: Um post que fiz um tempo atrás mas que gostei do resultado. Repostando nesse blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário